LIFE & Natura 2000 Contactos
LIFE PowerLines4Birds no terreno pela avifauna ameaçada

No cenário atual, em que a conservação da biodiversidade se torna cada vez mais urgente, iniciativas como o projeto LIFE PowerLines4Birds erguem-se como pilares fundamentais na proteção da avifauna. O projeto visa reduzir os impactos das linhas elétricas, com foco em sete espécies ameaçadas:

  • Abutre-do-Egipto (Neophron percnopterus);
  • Abutre-preto (Aegypius monachus);
  • Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti);
  • Abetarda (Otis tarda);
  • Sisão (Tetrax tetrax);
  • Tartaranhão-caçador (Circus pygargus);
  • Rolieiro (Coracias garrulus). 

Aliando a ciência à conservação, o projeto busca identificar e implementar medidas de mitigação eficazes para reduzir o risco de mortalidade por colisão e electrocussão em linhas elétricas.

Linhas Elétricas

Nos últimos meses, a equipa técnica do projeto dedicou-se a um trabalho de campo intensivo em áreas críticas para as espécies-alvo, em particular nas Zonas de Protecção Especial (ZPE) de Castro Verde, do Vale do Guadiana, de Moura/Mourão/Barrancos e de Campo Maior. Através da coleta e análise de indícios de mortalidade (como ossos, cadáveres e penas), a equipa investiga o comportamento e interação das aves com as linhas elétricas de alta e média tensão.

Desta forma, identifica linhas críticas para correção e monitoriza a eficácia das medidas de mitigação implementadas. Durante a coleta de dados, os técnicos do projeto observam não apenas as características das linhas elétricas, mas também o habitat envolvente. Fatores como o tipo de vegetação, a presença de predadores e as rotas migratórias são avaliados, pois desempenham um papel na dinâmica das interações entre aves e estas infraestruturas humanas.

A problemática das linhas elétricas

A problemática das linhas elétricas

As aves desempenham um papel ecológico crucial, mas muitas, como as espécies-alvo deste projeto, estão ameaçadas. A perda de habitat e a mortalidade causada por infraestruturas humanas são as principais ameaças. As linhas elétricas, em específico, constituem um risco para as aves, quer por colisão (ao embater na linha durante o voo) como por eletrocussão (ao pousar nos apoios ou na linha, tocam em dois pontos eletrificados ao levantar voo). Assim, iniciativas que mitiguem esses impactos são essenciais para garantir a preservação da avifauna.

Implementar e avaliar as medidas de mitigação

Com os dados obtidos a partir da monitorização das linhas elétricas, a equipa do projeto LIFE PowerLines4Birds irá avaliar a eficácia de diferentes medidas de mitigação, quer para colisão como para eletrocussão. Entre essas medidas, incluem-se dispositivos como fitas refletivas, marcadores de alta visibilidade e outras estruturas de proteção. Serão ainda testados novos métodos inovadores no nosso País, como a eco-travessa e o enterramento de linhas elétricas.

O sucesso deste trabalho depende da cooperação de várias ONGAs com empresas de energia. O trabalho conjunto entre biólogos, engenheiros e a comunidade pode acelerar a implementação de soluções essenciais para garantir que as aves possam coexistir de forma segura com as infraestruturas elétricas. 

Envolver a Comunidade e Partilhar Conhecimento

Uma outra vertente crucial do projeto é a formação e a sensibilização dos diferentes stakeholders, mas também das comunidades locais. O projeto LIFE PowerLines4Birds incentiva a participação da comunidade nos esforços de monitorização e lança um apelo aos voluntários interessados em colaborar com o projeto. No seguimento de anteriores ações de formação, mais irão decorrer até ao final do ano, direcionadas a diferentes entidades, como profissionais de consultoria, GNR e ONGAs. Mantenham-se atentos ao calendário!

O Compromisso do Projeto LIFE PowerLines4Birds

A equipa do LIFE PowerLines4Birds reafirma o compromisso da LPN com a proteção da avifauna. O trabalho que realiza não é apenas de interesse científico, mas uma verdadeira chamada à ação em defesa da natureza.  Com esforços contínuos e uma abordagem colaborativa, estamos no caminho certo para mitigar os impactos negativos das linhas elétricas na avifauna. Com cada dado coletado e cada vestígio analisado, a equipe está um passo mais perto de implementar mudanças que podem garantir um futuro mais seguro para as aves.