Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Género: Circus
Espécie: C. pygargus
Portugal
Em Perigo
Espanha
Vulnerável
Global
Pouco Preocupante
Também conhecido como águia-caçadeira, esta rapina pode por vezes ser confundida com o tartaranhão-azulado, mas distingue-se pela característica barra transversal preta nas asas dos machos. É uma nidificante estival que pode ser observada na primavera, partindo novamente no outono. Faz os seus ninhos no solo, em vegetação alta, o que torna a espécie vulnerável a predadores e ameaças antropogénicas.
Prefere planícies abertas de searas ou pastagens, com coberto herbáceo ou matos baixos. Nas planícies alentejanas nidifica sobretudo em searas de aveia ou trigo. Nas serras do Centro e Norte de Portugal procura zonas de mato, pastagens de montanha e searas de centeio. Também ocorre em planaltos, principalmente em zonas de altitude elevada. Muitas destas zonas correspondem a populações cuja distribuição se estende a Espanha.
Esta espécie, em tempos comum em Portugal, sofreu um declínio acentuado nos últimos anos. Esta tendência também se observou em Espanha com uma redução populacional de 23 a 27% entre 2006 e 2017. Em Portugal, ocorre principalmente na região sul, no interior alentejano. As populações do norte e centro são menos abundantes e associadas a áreas adjacentes em Espanha com abundâncias mais elevadas.