Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Otidiformes
Família: Otididae
Género: Otis
Espécie: O. tarda
Portugal
Em Perigo
Espanha
Quase Ameaçado
Global
Vulnerável
Esta ave é emblemática na região do Alentejo (Portugal) e com quase 16 kg é a ave mais pesada da Europa. A sua observação pode ser difícil, mas as paradas nupciais durante a época de acasalamento (Primavera) são espectaculares.
Ocorre em pseudo-estepes cerealíferas, onde encontra alimento e locais favoráveis para a nidificação (que acontece no chão, no meio da seara ou em zonas de pousio). Em Portugal, esses habitats artificiais correspondem a sistemas agrícolas extensivos com rotação de culturas cerealíferas de sequeiro. Esta espécie é omnívora e alimenta-se sobretudo de sementeiras, restolho, frutos e invertebrados.
Em Portugal, a espécie tem apresentado um decréscimo significativo sendo a sua distribuição limitada essencialmente ao Alentejo. Na região do Campo Branco encontra-se cerca de 80% da população nacional. Apesar da espécie ser sobretudo residente, há alguma dispersão de indivíduos durante o Verão, com observações esporádicas noutras regiões do País. Em Espanha, as estimativas populacionais de 2019 foram de 22.000 a 24.000 indivíduos, um decréscimo relativamente às avaliações anteriores.